RESIDÊNCIA BELOJARDIM PERNAMBUCO/BRASILRESIDÊNCIA BELOJARDIM 2021

2018 /
Carlos Mélo


A Residência Belojardim é um projeto anual idealizado pelo Instituto Conceição Moura, com curadoria de Cristiana Tejo e Kiki Mazzucchelli e produção da Automatica. A Residência convida um artista a cada ano para desenvolver propostas que dialoguem com as dinâmicas culturais, econômicas, políticas e sociais da região agreste de Pernambuco. Em 2018, o programa retornou a Belo Jardim com a participação do artista Carlos Mélo (Riacho das Almas, PE, 1969).

O projeto desenvolvido por Carlos Mélo teve como foco a comunidade quilombola do Barro Branco, resistência na luta pelo reconhecimento oficial da posse do território no qual se estabelece há anos, localizado nos arredores de Belo Jardim. A imersão do artista no local marcou a produção do filme média-metragem Barro Oco, desenvolvido a partir de um olhar sensível sobre a comunidade como gerador de processos de resgate de subjetividade.

Além do trabalho audiovisual, o artista inaugurou o Espaço Oco, dentro da Fábrica Mariola – espaço cultural ligado ao Instituto Conceição Moura. Durante o período da a residência, o Espaço Oco funcionou como ponto irradiador de conversas e de contato com a população da cidade, ativado por eventos e performances do artista e convidados.

Com o objetivo de contextualizar a obra de Carlos Mélo, foi realizada ainda uma exposição no Sesc Belo Jardim. As obras selecionadas foram produzidas nos últimos quinze anos, abordando imagens e questões recorrentes na trajetória do artista.


PDF ︎︎︎