RESIDÊNCIA BELOJARDIM PERNAMBUCO/BRASILRESIDÊNCIA BELOJARDIM 2021

Mini Curso Introdução À Arte Contemporânea



18 de outubro - 14h
O que é uma residência artística?
O que é a residência Belojardim?

O primeiro módulo do curso toma a Residência Belojardim como estudo de caso para introduzir algumas práticas fundamentais do circuito de arte contemporânea como a residência artística, a curadoria, o comissionamento de obras de arte, entre outros. Serão discutidas as principais ideias que norteiam a Residência Belojardim e sua relação com o contexto local. A aula irá incluir, ainda, uma breve apresentação das edições passadas da Residência.

19 de outubro - 14h
O que é uma exposição virtual?

Com participação de Rudá Cabral

Devido a pandemia, em 2021, a Residência Belojardim acontecerá exclusivamente online. Convidamos o designer Rudá Cabral, responsável pela criação da exposição virtual de Camila Sposati, para discutir as possibilidades e desafios encontrados na apresentação de exposições de arte nos espaços digitais.

25 de outubro - 14h
Arte e Participação

Nesta aula, partiremos do projeto Phonosophia, de Camila Sposati para traçar um breve histórico nacional e local da produção de artistas que propõem diferentes formas de engajamento com o público em suas obras. A proposta é apresentar o contexto histórico dos anos 1960, situando e emergência de práticas participativas na arte brasileira, especialmente na obra dos artistas ligados ao movimento Neoconcreto (Lygia Clark, Hélio Oiticica); passando pela obra de artistas conceituais como Paulo Brusky e Daniel Santiago nas décadas de 1970 e 1980; até a produção de artistas contemporâneos como Jonathas de Andrade, Rivane Neuenschwander, entre outros.

26 de outubro – 14h
O que é performance?
A ideia de performance é um elemento essencial do projeto Phonosophia, de Camila Sposati. Nesta aula, serão exploradas as diferentes modalidades da performance nas artes visuais  e seu cruzamento com diversas disciplinas como a música, o teatro, o cinema, a dança, entre outras. O objetivo é proporcionar um entendimento da ideia de performance nas artes visuais por meio de exemplos de práticas históricas e contemporâneas.