RESIDÊNCIA BELOJARDIM PERNAMBUCO/BRASILRESIDÊNCIA BELOJARDIM 2021

Introdução
de Corpos de
Phonosophia


21.09 — 27.11.2021


Camila Sposati



O Instituto Conceição Moura tem o prazer de propor mais uma edição da Residência Belojardim, um projeto voltado ao desenvolvimento do circuito de artes visuais na cidade. Com curadoria de Cristiana Tejo e Kiki Mazzucchelli, a Residência Belojardim comissionou projetos dos artistas Marcelo Silveira (2017) e Carlos Mélo (2018). Após um hiato de dois anos, a Residência volta em 2021 em formato digital devido às restrições sanitárias impostas pela pandemia do COVID-19.

Entre setembro e dezembro de 2021, a artista residente Camila Sposati realiza o projeto Corpos de Phonosophia. Desde 2015, Sposati vem desenvolvendo a série de trabalhos intitulada Phonosophia, composta por objetos confeccionados em argila cujas formas remetem simultaneamente a instrumentos musicais milenares (percussão, trompete, corneta) e aos órgãos internos do corpo humano ligados ao tato e à audição. As diferentes iterações de Phonosophia no Brasil e no exterior incluíram experimentos de ativação sonora dessas esculturas/ instrumentos realizados por músicos convidados pela artista. 

Em Corpos de Phonosphia, os instrumentos serão idealizados e realizados, pela primeira vez, por um grupo de residentes da cidade de Belo Jardim que participam de encontros semanais com Sposati e a bailarina Amália Lima, cuja atuação profissional inclui workshops de preparação do corpo. Com base no Teatro Legislativo de Augusto Boal (1996), Corpos de Phonosophia pretende conectar o corpo pessoal ao social. As obras produzidas serão compartilhadas com o público por meio de uma exposição digital criada em parceria com o designer Rudá Cabral, a ser lançada no final do período da residência, em dezembro de 2021 e ficará disponível para visitação por três meses. 

O foco de interesse do projeto é explorar a fundo a relação das peças criadas com os corpos-sujeitos que as criam, a fim de investigar seu potencial como mediadoras entre as diferentes subjetividades e o mundo. Durante o período da Residência, o desenvolvimento desses encontros poderá ser acompanhado por meio de publicações no site do projeto, bem como nas redes sociais da Residência Belojardim.

Além disso, a Residência contempla uma série de Programas Públicos online e abertos, com participação de profissionais de diferentes áreas convidados a discutir os distintos aspectos de Corpos de Phonosophia. Os Programas Públicos são voltados a pessoas que buscam aprofundamento em algumas das principais ideias mobilizadas no projeto de Camila Sposati.
 
A Residência oferece, ainda, um Programa Educativo que explora alguns dos conceitos fundamentais que atravessam a Residência Belojardim, voltado a estudantes do ensino secundário concebido e ministrado por Cristiana Tejo e Kiki Mazzucchelli.