Programa Público - Youtube do Instituto Conceição Moura
30 de setembro às 17h
Live de lançamento do projeto Corpos de Phonosophia com Camila Sposati, Cristiana Tejo e Kiki Mazzucchelli
A artista Camila Sposati conversa com as curadoras da Residência BeloJardim sobre os princípios, metodologias e bases conceituais do projeto Corpos de Phonosophia.
Nesta edição, a artista residente propõe o projeto Corpos de Phonosophia, com a participação de um grupo de convidados da cidade de Belo Jardim. A proposta é que instrumentos musicais sejam idealizados e realizados pelo coletivo, que participa de encontros semanais com Sposati e a bailarina Amália Lima.
02 de outubro às 11h
Corpo e/ou objeto: uma questão de tempo, com Fabiana Dultra Britto, Camila Sposati e Kiki Mazzucchelli
O primeiro Encontro Público da Residência Belojardim será uma espécie de “sala de ensaio” em torno de três referências: o projeto Corpos de Phonosophia, os fios (que simbolizam as falas de quem participar deste primeiro encontro) e a teia (construída como articulação entre os fios das ideias trocadas por todxs que participem dessa primeira reunião, sem compromisso de conclusão, amarração, resolução e conciliação).
16 de outubro às 11h
Teatro Expandido, com Antônio Araújo, Camila Sposati e Kiki Mazzucchelli
O Teatro Legislativo (1996) de Augusto Boal é um dos pilares conceituais do Projeto Corpos de Phonosophia. Trata-se de uma das várias técnicas advindas do Teatro do Oprimido que busca entrelaçar de forma prática teatro e política numa espécie de cidadania ativa. Neste encontro, o teatrólogo Antonio Araújo, encenador do Teatro da Vertigem, conversa com a artista Camila Sposati sobre a ideia de teatro expandido e suas potências, conceitos que nos ajudam a observar o projeto desenvolvido para a Residência Belojardim.
30 de outubro às 11h
Corpo, Terra e Transgressão entre Nordestes, com Kaciano Gadelha e Cristiana Tejo
Esta conversa é um ensaio de aproximação e das incertezas do corpo em movimento entre vários nordestes. Da invenção à territorialização, memórias, fábulas e ficções se entrecruzam nas vidas em manifestação de forças que transgridem a uma certa narrativa sobre o Nordeste. Para além da marcação das disciplinas e domínios de saber, Kaciano Gadelha pretende remexer modulações de afetos que corporificam em várias camadas de percepção (sensível, material, performativa, territorial, ancestral) e entrada em relação (desejo, transgressão) que falam entre nordestes com a intenção de tratar da terra não como aquilo que fixa o corpo, mas como o que está em devir com ele nesse exercício.
6 de novembro as 11h.Corpo além do físico, com Leda Maria Martins, Elaine Lima e Cristina Tejo
Desde os anos 1990, a pensadora Leda Maria Martins vem postulando e publicando conceitos-chaves para compreendermos a cultura brasileira a partir das cosmovisões e saberes afro-diaspóricos, a exemplo de tempo espiralar e o corpo em performance. Além desses termos, Martins utiliza a encruzilhada como clave teórica para a interpretação dos cruzamentos epistêmicos de diversas culturas e sistemas simbólicos. O intuito dessa conversa com a curadora Cristiana Tejo é pensarmos coletivamente sobre o corpo além de sua fisicalidade, observando as suas dimensões de fala, performance e subjetividade política.
13 de novembro às 11h. Escultura perfomática ou performance escultórica? Thiago Paula Souza, Camila Sposati e Kiki Mazzucchelli
Uma reflexão acerca da natureza de Corpos de Phonosophia e de como o projeto se inscreve, simultaneamente, no campo da escultura e da performance. A discussão traz à luz a importância da materialidade na obra de Camila Sposati, tanto no que diz respeito ao aspecto simbólico do barro na região agreste de Pernambuco quanto seu potencial como mediador das experiências e vivências propostas no âmbito de Corpos de Phonosophia.
6 de dezembro às 15h
Encerramento Corpos de Phonosophia, com Camila Sposati, Cristiana Tejo, Kiki Mazzuccheli, Amália Lima, Rudá Cabral, Davi Biriguy além de colaboradorxs do projeto
O último Encontro Público é um encerramento-celebração-decantação do processo experimental desta edição online da Residência Belojardim com a equipe curatorial, a artista, o consultor tecnológico Rudá Cabral e artistas locais que participaram do Projeto Corpos de Phonosophia.